Que alegría me ha dado saber que alguien ha investigado el tema de los weblogs a nivel de doctorado, y específicamente en el área de lingüística.
Fabiana Cristina Komesu en el año 2005 ha defendido con éxito su tesis titulada "Entre o público e o privado: um jogo enunciativo na constituição do escrevente de blogs da internet" en la Universidade Estadual de Campinas Brazil.
En su trabajo a parir de utilziar técnicas del análisis del discurso ha llegado a la conclusión que los autores de weblogs, en general, los construyen con la intención que terceros lean sus escritos y los debatan. Esto es lo que en esencia los diferencia de los diarios personales, los cuales en general no son leídos por terceros.
A continuación les copio el resumen de la tesis:
"Encarando a relação entre o público e o privado como um jogo enunciativo que se evidencia nos blogs, comumente chamados de ?diários íntimos da internet?, este trabalho tem como objetivo investigar a dimensão lingüístico-discursiva constitutiva da atividade do escrevente nesse gênero do discurso. Para tanto, fundamenta-se na hipótese e que a escrita dos blogs emerge em meio a condições de produção do discurso que possibilitam práticas sociais de exposição pública da intimidade ? como narrativas sobre cotidiano e histórias pessoais ? no espaço de interação da internet. De nosso ponto de vista, o modo de enunciação dos escreventes de blogs é caracterizado pela relação dinâmica entre a publicização de si e a intimidade construída com o leitor, relação que é estabelecida mediante a instauração de um lugar de visibilidade do enunciador em uma cenografia da intimidade compartilhada com o co-enunciador. A prática dos blogs que são associados aos diários íntimos engendra elementos verbais e não-verbais que retomam, na qualidade de ruínas do enunciado genérico, a intimidade pressuposta na prática diarista, mas segundo efeitos de poder distintos. Diferentemente da ?busca de si? e do distanciamento do olhar alheio, o funcionamento discursivo dos blogs visa à busca do outro, com a finalidade de fazer ver e ser visto na rede. A profusão de textos sobre as vidas individuais dos sujeitos na internet não implica variedade de aspectos ou perspectivas, mas a raridade de modos de dizer a vida e de refletir sobre as relações com o outro na sociedade.
Esta análise aponta, portanto, para a necessidade (incessante) de falar de si, radicalmente fundada na impossibilidade (histórica) de dizer o novo, o revolucionário, o libertário na e pela linguagem, como esperado em textos veiculados na internet "
Suscribirse a:
Comentarios de la entrada (Atom)
2 comentarios:
Fernando, hay alguna forma de conseguir la tesis, no solo el resumen de la misma? Gracias. Pablo.
En http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000358660 está el link de descarga del documento. Solo tenés que registrarte. Suerte.
Publicar un comentario